Avisos Importantes
  • Ficou com alguma dúvida? Por favor, deixe nos comentários de algum post que farei de tudo para responder o mais rápido possível. Se estiver com dificuldade para identificar o sexo de seu periquito australiano, envie um e-mail com a foto do mesmo para terradosperiquitos@outlook.com
  • O blog está em manutenção no momento e pode aparentar estranho as vezes ou faltando alguma coisa, peço a compreensão de todos que logo estará tudo arrumado.
  • A página do Facebook do Terra dos Periquitos foi perdida e estou tentando recuperá-la, qualquer outra página com mesmo nome não é a página do blog.
  • A versão mobile do blog foi desabilitada para manutenção e estará disponível novamente em breve.
  • Att. Everton Santos

Os principais perigos para os periquitos!

50 comentários:

Assim como qualquer outro animal doméstico, o periquito australiano está sujeito a diversos perigos, tanto durante o dia quanto durante a noite, principalmente quando a ave é mansa e fica solta pela casa. Tendo isso em mente, abaixo será citado os principais perigos para os periquitos.

Felinos: Tome cuidado com os felinos. Gatos são animais espertos e silenciosos, por isso questione se o local onde fica a gaiola de seu periquito é seguro, o mesmo serve para gaviões e corujas(durante a noite). Há muitas pessoas que possuem gatos em casa que são acostumados com periquitos, porém é sempre preciso ter um pouco de desconfiança, pois por mais acostumado que o animal seja, não se deixe enganar.

Banheiro: Deixe a porta do banheiro sempre fechada quando o periquito estiver solto pela casa, para que não corra o risco de cair no vaso sanitário e morrer.

Asas não aparadas: Quando o periquito é manso é preciso que as penas de suas asas sejam aparadas regularmente para que não corra o risco de escapar ou machucar-se chocando contra janelas e paredes.

Falta de tela de proteção: Mesmo com as asas aparadas periquitos tem o costume de sempre estar escalando pela casa toda, por isso é aconselhável que todas as janelas sejam revestidas com uma tela de proteção, pois se ele escalar até alguma delas não terá como fugir.

Portas: Tenha sempre cuidado ao abrir ou fechar as portas da casa, se seu periquito estiver solto pode correr risco de ser prensado ou jogado longe.

Cozinha: Não deixe seu periquito australiano entrar na cozinha por hipótese alguma, este é o lugar mais perigoso da casa e deve ter uma atenção especial, principalmente quando estiver cozinhando algo no fogão, mantenha-se focado para que o periquito não corra o risco de se queimar, cair dentro de algo ou se machucar com objetos pontiagudos.

Fumaça: Se você fuma, evite ficar perto do periquito quando estiver fazendo isso, a fumaça do cigarro é tóxica a ave.

Plantas: Tome cuidado com as plantas que você tem no viveiro (se tiver) e dentro de casa, existem muitas que são venenosas o que coloca a vida do pássaro em risco.
Continue lendo »