Quando levar o periquito ao veterinário?

122 comentários:
Os periquitos australianos, assim como outras espécies de aves tendem a esconder ao máximo uma enfermidade, por isso é sempre bom observarmos, pois mesmo escondendo é simples identificar quando um periquito está mal e que é hora de leva-lo a um veterinário.


Por natureza, periquitos são bem ativos, brincalhões e cantam(gritam) o dia todo(mais os machos), é de se estranhar quando um periquito fica quieto, isolado e todo "encorujado", pois os mesmos interagem muito uns com os outros, essa pode ser uma possível causa que algo está de errado com ele. "Não confundir isso com sono".

Veja se ele está se alimentando bem, se não fica o dia todo no fundo da gaiola dormindo. Pegue-o na mão cuidadosamente se notar que está estranho, apalpe a região peitoral, veja se não está magro. Olhe a região do ânus, veja se não há fezes grudadas, as vezes isso acontece, mais por muito tempo e em grande quantidade é de se desconfiar. Repare também na consistência e coloração das fezes e veja se não está fora do normal. Se presenciar alguns vômitos, desconfie.

Acidentes também podem levar periquitos ao óbito, por isso é sempre bom ficar alerta. Não se esqueça o segredo é a observação, caso notar algo errado leve-o o mais rápido possível a um veterinário.
Continue lendo »